top of page

CPAPEV E UNFPA PROMOVEM FORMAÇÃO EM GESTÃO DE CASOS

A iniciativa visa a criação de um fluxo de atendimento unificado entre os setores da UFRR



A Formação em Gestão de Casos de Violência Baseada no Gênero foi realizada no auditório do Programa de Pós-graduação em Sociedade e Fronteiras (PPGSOF) entre os dias 24, 25 e 26 de setembro de 2024 das 08h00 a 12h00 e 14h00 às 18h00. Foi realizada pela Comissão Permanente de Acolhimento, Prevenção e Enfrentamento às Violências na UFRR (CPAPEV) com o apoio da PROGESP e ofertado pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA).


Essa parceria tem o objetivo de fortalecer a capacidade institucional da UFRR para enfrentar essas questões de forma eficaz e sensível. Com a finalidade de estimular as capacidades técnicas e resposta aos casos de violência contra a mulher e demais casos de Violência Baseada no Gênero (VBG) bem como auxiliar na construção do fluxo de encaminhamento dos casos.


A formação realizada pela UNFPA, foi representada por Gisele Souza e Ítalo Beltrami e abordou no primeiro dia de curso, os conceitos de Gênero, VBG, causas da VBG, consequências, legislação, Gestão de casos, proteção e armazenamento de dados, que teve como palestrante a Gisele Souza. Foi abordado também a temática de habilidades de comunicação ministrado pelo Ítalo Beltrami.


O segundo dia foi marcado pela apresentação de modelos de fluxo de atendimento, bem como a explanação sobre a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), seu funcionamento e quais situações deve-se acioná-la. Também foi abordado como tema principal o papel do Instituto Médico Legal (IML); da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (CEVID-TJ/RR); da Defensoria Pública Especializada (DPE); bem como o funcionamento do Hospital Materno Infantil em casos de violência contra a mulher.


O último dia de formação, teve apresentação dos serviços do Ministério Público Estadual – Promotoria de Proteção à Mulher, a presença de representantes da Casa da Mulher Brasileira (CMB), e por fim, práticas de construção do fluxo de VBG.


O público alvo desta formação foi as/os integrantes da CPAPEV, e demais servidores da Universidade Federal de Roraima cuja atuação envolve a condução de casos de violência baseada no gênero, tais como: Ouvidoria, Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGESP), Comissão de Ética do Servidor, Coordenação de Capacitação do Servidor (CAPS), Diretoria de Saúde e Assistência Social (DSAS), Unidade de Saúde, Pró-Reitoria de Ensino e Graduação (PROEG), Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Extensão (PRAE), Observatório da Violência contra Mulheres, Observatório dos Direitos Humanos, entre outros setores. O curso foi ofertado para uma abrangência de até 40 inscritos.


O QUE É A UNFPA?


O Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) é a agência da ONU dedicada a questões populacionais, com foco especial na prevenção e no enfrentamento da violência baseada em gênero (VBG) e na promoção da saúde sexual e reprodutiva. Desde 2018, o UNFPA tem desempenhado um papel crucial na resposta humanitária à crise migratória da Venezuela e em iniciativas de desenvolvimento nos estados de Roraima e Amazonas. Com o compromisso de alcançar a meta de “zero violência” contra mulheres e meninas, a agência tem concentrado seus esforços em diversas frentes.  




Comentários


Entre em contato para parceiras 

​Envie suas sugestões de projetos

Apoio:

IMG-20241015-WA0013_edited.png
IMG-20241016-WA0084_edited.png
versão vertical.png
marca principal-RBMC.png
bottom of page