Assédio em Dados: Roraima é um dos estados brasileiros mais violento contra as mulheres
- observatoriovcmrr

- 13 de out. de 2024
- 1 min de leitura
Atualizado: 21 de out. de 2024
O estado que já concentrava números alarmantes, registrou um aumento em casos de assédio sexual.

Foto/Ilustração
Segundo o 18° Anuário Brasileiro de Segurança Pública divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública em junho deste ano, Roraima registrou um aumento no números de casos de assédio sexual, o índice que era 13,4 em 2022 passou para 17,1 em 2023. Além disso, o estado teve um crescimento de 50,6% em relação aos casos de importunação sexual. Em 2022, foram realizadas 87 denúncias, já em 2023 esse número passou para 131.
Andréa Freitas, integrante do Núcleo de Mulheres em Roraima (NUMUR) discute uma possível hipótese para o aumento dos números no estado.
"Os altos índices de violência contra as mulheres em RR pode ser devido a poucas ações de cunho preventivo, é preciso falar sobre educação sexual já que RR figura entre os estados com o maior índice de estupro de vulneráveis e de estupros em geral. É preciso debater sobre as desigualdades de gênero e desmistificar a falácia da ideologia de gênero, conversar sobre direitos sexuais e reprodutivos quando se sabe os altos índices de gravidez na adolescência, entre outras coisas ", diz Freitas.

Gráfico das maiores taxas de estupros de mulheres e meninas em 2023 por estado - Produzido por Allyne Bentes
Ainda segundo o anuário, Roraima obteve números alarmantes de estupros e estupros de vulneráveis, apresentando uma taxa de 193,8 estupros para cada 100 mil habitantes, a maior taxa entre os estados brasileiros, ultrapassando três vezes a média nacional. 613 meninas e mulheres foram estupradas no ano passado, uma média de 1,6 casos por dia, 462 deles correspondem ao crime de estupro de vulnerável.






Comentários